Labels

Jazz


O Jazz surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 10 e 20 do século passado, mais precisamente em New Orleans, Chicago e Nova York, estados que são conhecidos até hoje pelas grandes criações no âmbito da música negra. Criado pelos negros, que já haviam desenvolvido o Blues e o Gospel, este estilo musical revolucionou a história da música. Assim como outros estilos musicais, o jazz já passou por várias transformações ao longo das décadas, criando outros subgêneros como o Swing, o Bebop, o Acid Jazz e o Cool Jazz entre outros.Jazz
O estilo surgiu em uma época que as pessoas queriam muito curtir a vida, se divertir, em um pós-guerra (primeira guerra mundial) que todos queriam apagar da memória e deixar para trás as atrocidades da guerra. Era um ritmo muito dançante com instrumentos de sons deliciosos que levavam todos à loucura. Independente do segmento de Jazz, o que não pode faltar é o improviso e o swing. Esses elementos fazem com que os músicos de jazz e o público entrem em um êxtase dançante difícil de resistir. É quase impossível encontrar uma peça de Jazz escrita e fixada como concreta, já que o grande trunfo do Jazz é a improvisação dos músicos, que utilizam instrumentos como o piano, a bateria, o contrabaixo, a guitarra, o trompete e também as vozes de homens e mulheres que conseguem expressar, de forma esplêndida, seus sentimentos.
O movimento apresentou ao mundo artistas fantásticos que fizeram história e deixaram para sempre suas marcas na memória da humanidade. Seria impossível fazer uma lista completa de todos os nomes que criaram, marcaram e ainda contribuem para que o Jazz se perpetue, mas alguns nomes são imprescindíveis:
Billie Holiday
Charles Mingus
Chet Baker
Ella Fitzgerald
Glenn Miller
Herbie Hancock
John Coltrane
Louis Armstrong
Miles Davis
Nat King Cole
Ornette Coleman
Este poema do autor Demétrio Sena, expressa os sentimentos de quem vive de acordo com a proposta do jazz, da improvisação, da alegria e da liberdade.
Gravação do kind of blue
JAZZ
Hoje quero viver feito água em moinho,
chafariz numa praça de muitos turistas,
nunca mais feito vinho curtindo em barril
nem os ítens de listas que ninguém consulta…
Já cansei de cansar, decidi ser constante,
perseguir meus intentos com tal teimosia
que viver seja instante repetido em série;
correria sem alvo, sem ponto final…
Pensar menos na vida já faz viver mais,
quero sempre querer uma nova saída
e jamais concluir que cheguei ao meu porto…
Abracei este sonho de sonhar além,
ser alguém que não cede à sedução da paz,
nunca jaz onde o tempo executa o seu jazz…