Labels

Blues



Assim como todos os estilos musicais e a boa música, o Blues é feito com o coração. Mas com certeza nenhum outro estilo possui tanto sentimento, tanta história sobre o sofrimento humano como este! As melhores canções já feitas na história da música moderna e contemporânea falam de diversos assuntos: Amor, amizade, alegrias e tristezas, problemas sociais, coisas do cotidiano. Mas o Blues vai muito além disso. É uma música feita para expressar todo o sofrimento, toda a saudade, toda a dor que uma pessoa é capaz de sentir. E essa principal característica está na sua origem.
O Blues surgiu em meados de 1690 no Sul  dos Estados Unidos, na região do Mississipi, Alabama, Georgia, Lousiana e New Orleans. O estilo foi criado pelos negros que vinham do continente africano como escravos. Pessoas que eram arrancadas do seu país, de suas famílias e de suas vidas para serem escravizadas e servirem de mão-de-obra nas lavouras de algodão, milho e tabaco. Tanto sofrimento e a busca pela liberdade foram convertidos em música, nascendo assim o Blues, que ajudava os escravos à agüentar o trabalho árduo nas plantações. Uma mistura de música religiosa (Muitas vezes denominada Spiritual), cantada em língua nativa africana e, com o tempo, em uma mistura de dialetos oriundos da África e do idioma inglês. Essa foi a forma encontrada pelo povo africano de expressar o sofrimento e a saudade que sentiam, já que sua cultura era reprimida de todas as formas possíveis. O Blues é uma música humana, muitas vezes cantada apenas a capela. O banjo era o principal instrumento do Bluesman, depois de sua voz. Mas a guitarra elétrica, o violão e os instrumentos de percussão de origem africana são elementos essenciais para a concepção do Blues, assim como o piano, o trombone, a bateria, o baixo, o saxofone e o trompete.  Com anos de assimilação da cultura branca, o estilo foi se modificando e adaptando-se, passando assim a ser uma música americana, feita por negros e cada vez mais apreciada e adorada no mundo todo.
O mais importante de tudo no Blues é que a música seja interpretada e cantada com o coração. O estilo influenciou a maioria dos gêneros musicais, principalmente o Jazz, o Soul, orhythm and blues, o country e o Rock and Roll.

Charley Patton
Desde seu surgimento, vários intérpretes se consagraram tocando e cantando Blues. Um dos primeiros foi Charley Patton(01/05/1891- 28/04/1934) que em meados de 1920 era conhecido como o pai do “Delta Blues”, uma das vertentes do Blues e até hoje é considerado um dos maiores músicos dos estados Unidos. Muitos outros nomes também se consagraram: Willie BrownTommy JohnsonSon House,Leroy CarrSilvester WeaverBlind Willie Johnson e Bo Carter.
Assim como a maioria dos estilos musicais, o Blues possui vários subgêneros, sendo os principais: Piano blues, Country blues, Electric blues, Delta blues, e Jump blues.
Um fato importante a ser ressaltado foi a migração de músicos e negros do sul dos Estados Unidos para Chicago em meados de 1940. Eles fugiam da repressão que sofriam e buscavam uma nova oportunidade para tentar ganhar a vida. Foi nesta época que o Blues começou a usar a eletricidade em suas músicas. Um dos principais músicos desta época foi Muddy Waters, primeiro músico a eletrificar a sua banda e um dos nomes mais conhecidos do Blues, juntamente com Robert Johnson. Muitos outros músicos importantes surgiram neste período: Willie Dixon,Howlin’ WolfT-Bone WalkerJohn Lee Hooker e claro, B.B. King.
Nem só do talento masculino vive o Blues. O vocal e a genialidade feminina sempre fizeram parte do gênero. É claro que, em muitos casos, não com o mesmo destaque, mas com certeza sempre presentes, prontas para mostrar que também sabem fazer excelente Blues. Vou falar das duas mulheres mais importantes e polêmicas do cenário: 
Bessie Smith

Bessie Smith
 Bessie, assim como a maioria dos músicos negros do Blues e do Jazz, teve uma vida muito sofrida. Nascida em 15 de abril de 1894 no Tennessee, desde criança já ajudava a sustentar sua família trabalhando como artista de rua e depois cantando em bordéis. Em 1923 foi a Nova York para sua primeira gravação, assinando contrato com a Columbia Records. Depois disso, Bessie se consagrou como cantora de Blues, devido ao seu senso rítmico e a sua habilidade de improvisação, somando a tudo isso, uma voz perfeita. Ela ficou conhecida eternamente como a “Imperatriz do Blues”. São várias as histórias que envolvem seu nome. No início do século passado (entre 1910 e 1930) a repressão aos negros nos Estados Unidos era muito intensa, o que fez com que Bessie se envolvesse em milhares de conflitos em defesa do povo negro. Uma história famosa é a de que Bessie sozinha teria colocado para correr um grupo da Ku-Klux-Klan que queria impedir a realização de um evento de Jazz com músicos e público negro.  Foi este preconceito absurdo que levou a cantora à morte. Depois de sofrer um acidente de carro no Mississipi, no dia 26 de setembro de 1937, ela faleceu, aos 43 anos, porque não teve atendimento médico imediato, já que os hospitais da região não atendiam pessoas negras.  
Bessie Smith ficou conhecida como a cantora mais influente de sua época, não só no Blues, mas também no Jazz e, posteriormente no Rock and Roll. Uma história famosa é a da cantora Janis Joplin que em homenagem a Diva do Blues, mandou construir uma lápide para ela, já que quando Bessie Smith faleceu, seu ex-marido Jack Gee roubou todo o dinheiro arrecadado para seu enterro e ela foi enterrada em um túmulo sem nome. A “Imperatriz do Blues” também ficou famosa por outra causa: A igualdade sexual. Bessie defendia a igualdade sexual e o direito das mulheres. Muitos dizem que Bessie era bissexual assumida, o que para época deve ter causado muitos problemas e preconceitos para a cantora.  
na época em que Bessie Smith fazia seus espetáculos cantando nos bordéis, ela conheceu uma figura muito importante para sua carreira:  Ma Rainey a “Mãe do Blues”.    
Ma Rainey  

Ma Rainey, a "Mãe do Blues"
 Conhecida como “A mãe do Blues”, Ma Rainey é figura importantíssima na história do Blues. Nasceu Gertrude Malissa Nix Pridgett Rainey em 26 de abril de 1886 na Georgia e foi uma figura marcante no universo musical de sua época, começando sua carreira aos 14 anos. Foi uma das primeiras cantoras a se tornar profissional e a gravar suas próprias músicas.  
Além de toda a sua importância musical, Ma Rainey foi uma personalidade muito polêmica. Em 1904 se casou com um comediante do teatro, com quem teve 2 filhos. Bissexual, ela foi presa em 1925 em Chicago porque havia dado uma festa considerada pelas autoridades “indecente”, já que várias mulheres seminuas participavam da comemoração. Em 1928 Ma Rainey lançou uma canção que com certeza abalou a moralidade vigente na época: “Prove it on me Blues”, onde celebrava o lesbianismo.  
Morreu no dia 22 de dezembro de 1939, vitíma de um ataque cardíaco.